Bom Sucesso (Fase II), moradias unifamiliares isoladas, Óbidos, 2005-...

Bom Sucesso (Phase II), detached single family houses, Óbidos, 2005-...

 1   2  3  4  5   6  7


Perto das praias do "oeste", junto da Lagoa de Óbidos e servido por um enorme golfe, o Bom Sucesso será sobretudo um resort destinado a habitação de férias e de fim-de-semana.
No sentido de fugir a experiências mais recentes, nas quais uma inexplicável tentação "português suave" tem triunfado, este loteamento apostou numa expressão moderna, apresentando apenas duas restrições, já elas um programa formal: as casas, com um único piso, deverão ter coberturas planas, ajardinadas, e muros de separação vegetais.
Sendo uma disposição em "L" a forma mais simples de agrupar os 200 ou 250 m² que os dois tipos de lote que nos couberam suportam, e atendendo ao individualismo e recato subjacente a este tipo de iniciativas, entendemos "fundir", numa periferia circular, uma articulação confortável e coesa dos vários expectáveis quesitos programáticos.
A regulamentar cobertura plana serviu-nos de ponto de partida para a localização da piscina nas casas mais próximas da vista sobre a Lagoa. O terraço, com acesso a partir do pátio central, compreende um pequeno solário e um tanque que ao cobrir uma "sala de música", a iluminará zenitalmente, através de pequenas clarabóias que registarão dia e noite o ondulante movimento das águas.
Muito concentradas, então, a partir das egocêntricas formas circulares onde se inscrevem, as casas assentarão no terreno de modo a que os diversos enfiamentos visuais escapem por entre as construções vizinhas, libertando à sua volta todo o restante espaço aberto.