Habitação e comércio no gaveto Casal Ribeiro/Actor Taborda, Lisboa, 2005-...

Housing and shops on the corner of Casal Ribeiro/Actor Taborda, Lisbon, 2005-...

 1   2  3  4  5   6  7


Em plenas "Avenidas Novas" -- malha oitocentista moderna que Ressano Garcia fez rasgar em direcção ao planalto, para nordeste da Lisboa tradicional, já então demasiado apertada entre colinas, junto ao rio --, um gaveto, resultante da intersecção de duas das direcções de acomodação: a Avenida Casal Ribeiro, ligada simetricamente ao sistema Fontes Pereira de Melo, e a Rua Actor Taborda, resultante de um sub-sistema apoiado na antiga Estrada de Picoas.

O terreno é hoje ocupado por quatro edifícios de diferentes cérceas e profundidades que conformam nas traseiras um apertado encontro de logradouros.

A proposta desenha a esquina e procura abrir o interior do quarteirão, com esplanadas e arcadas comerciais, conquistando outros percursos na rigidez das Avenidas.

Apartamentos, depois, de pequena tipologia, destinados ao mercado de arrendamento, sociologicamente à procura de uma população em trânsito: jovens casais, solteiros, divorciados. Serviços de limpeza, lavandaria, health-club, salas de festas e de reuniões, cais de cargas e descargas (mudanças) e pequena oficina de reparação de veículos nas caves de estacionamento, apoiam este quadro de vida que se imagina menos conformista.

Guardar o que o plano das Avenidas conserva de interessante (os alinhamentos urbanamente reconhecíveis) e honrar-lhe a memória (celebrando o gaveto); criticando-o, contudo, no excessivo fechamento à rua, procurando evitar os erros de uma recente modernidade "radical" e o seu, por vezes irrealista, optimismo.