Centro cívico, residencial e social e requalificação urbana do Planalto do Ingote, Coimbra, 2004

Civic, residential and social centre and urban improvement of the Ingote Plateau, Coimbra, 2004

 1   2  3  4  5   6  7


Enorme, com fortíssimas pendentes, definido e acessível a partir da Rua Cidade de Cambridge e da Estrada de Vale de Figueiras, o que resta do "planalto" é toda a frente voltada à Cidade de Cambridge, rua que estrutura, do lado oposto, dois bairros sociais.
A requalificação urbana que propúnhamos -- reformista e pouco "espectacular" --, viveria de pequenas coisas: melhoria das áreas dos apartamentos com redistribuição dos fogos e das famílias; melhoria, também, do espaço de cidade que os edifícios produzem, com redefinição das ocupações térreas, arborização dos vazios intersticiais, abertura de vãos nas empenas e enfatização visual com recurso a árvores da Rua Cidade de Cambridge; desacelaração do movimento viário na mesma rua; reforço dos transportes públicos e sua diversificação; criação de "hortas sociais" nas encostas envolventes.
O Centro Cívico estenderia uma enorme e larga pala/coberto, ao longo da curvatura da rua estruturante, atando por trás, oito diversificados volumes autónomos, correspondentes às valências programáticas requeridas.
De execução económica e generosa nos seus 4,00 m de profundidade, ao fundo dos quais se veriam os rasgos, os pátios, as portas e as vitrinas das diferentes situações construídas, a pala seria o grande átrio exterior protegido, o luxo exigido a uma operação que deveria processar-se com já habitual contenção de custos.
No declive nascente do terreno, três volumes magros quebrados, deveriam compor o mais recatado Centro Residencial e Social.